Códice - Talentos Heróicos  

Posted by Bastet in

Talentos Heroicos

Talentos Heróicos são como outros talentos no sentido que garantem uma melhoria ou nova habilidade para o personagem. Diferente de outros talentos, esses talentos são profundamente ligados a história do personagem, de uma forma a mudar sua vida. Cada talento Heróico inclui um evento gatilho, um benefício imediato, e um objetivo.

Talentos heroicos possuem pelo menos dois pré-requisitos possíveis, representando condições alcançadas em background ou durante o jogo, e apenas um deles precisa ser alcançado. Cada vez que ganha um talento Épico você pode escolher um talento Heróico, apesar de que só pode ter um deles sem ser completo. Esses talentos possuem pré-requisitos amplos e nebulosos, usados para encaixar mais do personagem na história da campanha.

Como os pré-requisitos, as condições para completar um talento Heróico são nebulosas. Enquanto cada talento tem suas próprias guias, completar um arco importante de história de seu personagem é mais importante do que essas guias. Apesar disso, você precisa assumir um papel de liderança em completar os requisitos de um talento Heróico. Um Talento Heróico não é apenas um talento, afinal de contas, é uma das motivações principais do personagem, um dos objetivos pessoais que ele busca com afinco.

O benefício ao completar o objetivo do talento deve ser discutido com o mestre, mas deve ser significativo. Exemplos incluem um Talento de Prestígio que o personagem não possua os pré-requisitos, mas poderia de acordo com sua classe e nível; melhoria de um talento estático; e acesso a magias como em um pacto. As recompensas devem sempre ser de acordo com a história do Talento Heróico, e devem ou ser negociadas com o mestre antes.


Regras Comuns
Atrapalhar: Diferente de derrotar um oponente, é sobre atrapalhar seus planos de forma substancial e permanente. Depor um nobre, derrubar um templo ou destruir uma guilda, por exemplo. Você mantém os benefícios mesmo que o oponente volte mais forte do que antes.
Derrota Decisiva: Você supera um oponente de forma significativa, como o matando, desmaiando ou o aprisionando. Você precisa participar ativamente do conflito, mesmo que outra pessoa dê o golpe final. Geralmente fazer o oponente fugir com capacidade de se recuperar não conta.
Inimigo Desafiador: Um oponente de ND 10 ou seu Nível +3, o que for maior. Caso se refira a um indivíduo o ND é determinado na escolha do talento, mas o inimigo avança junto com você (tipicamente 1 nível para cada 2 seus). Caso não, se refere a seu nível.
Matar: Além de matar também destruir, transformar em pedra, banir para o abismo ou outros. Normalmente precisa ser você a dar o golpe final.
Número Apropriado: Se refere a uma quantidade de somada de desafios igual a 5x seu nível atual ou 20, o que for maior. Desafios fáceis (ND 3- que seu nível) não contam para esse propósito.


Abençoado [Heroico]
A presença constante de anjos marcou você como um de seus escolhidos.
Pré-Requisitos: Ter tido contato pacífico com um anjo poderoso, ou algum tipo de linhagem celestial.
Benefício: Constante benefício de Proteção contra Tendência apropriado para sua divindade.
Objetivo: Atrapalhar ou derrotar decisivamente uma criatura inimiga de sua religião que qualifique como um inimigo desafiador, mas mostrar piedade e converter o inimigo.

Amaldiçoado [Heroico]
Sua maldição é um peso na sua alma.
Pré-Requisitos: Carregar uma maldição ou mácula que não pode ser removida normalmente.
Benefício: Recebe RM 5 + Nível, mas não pode abaixá-la voluntariamente.
Objetivo: Quebrar a maldição, se libertar de seus efeitos ou de alguma forma remover sua mácula.
Benefício Completo: Você perde a RM listada acima, e recebe RM 11 + Nível, mas somente contra Encantamento, Necromancia, Transmutações e [Maldições], exceto contra magias Inofensivas.

Amor Verdadeiro [Heroico]
Você encontrou amor, apenas para o destino tirá-lo de você.
Pré-Requisitos: Deve ter encontrado amor com uma pessoa com a qual não pode ficar, ou ter um amante, mas complicações, como relações proibidas, distância ou triangulo amoroso.
Benefício: A inspiração de seu amor verdadeiro garante +2 para todos os testes quando com ¼ de PA ou menos. Perde esse benefício caso sua relação acabe por qualquer motivo.
Objetivo: Encontrar uma maneira de ficar com seu amor verdadeiro. Esse amor pode ser com outra pessoa além da originalmente designada, que no fim das contas acabou por ser a pessoa certa.

Apoteose [Heroico]
Você é marcado pelo destino como um futuro santo -mesmo antes desse destino ser realizado, o destino se curva perante você.
Pré-Requisitos: Deve ter tido contato direto com uma entidade divina ou semi-divina, ou trazido de volta da morte por vontade divina.
Benefício: Estabiliza automaticamente. 1x dia pode usar Comunhão.
Objetivo: Ser reconhecido como um santo e colega por uma entidade divina.

Caçador de Artefato [Heroico]
Você procura um certo artefato, seja um específico ou meramente um item de poder lendário, com incrível tenacidade.
Pré-Requisitos: Deve ter visto um artefato específico em seu passado, ter estudado história clássica ou equivalente.
Benefício: Pode “pegar 10” em testes para ativar itens mágicos.
Objetivo: Conseguir o artefato.

Caçador da Verdade [Heroico]
Um grande segredo do Passado lhe chama, e você tenciona descobri-lo.
Pré-Requisitos: Deve ter visitado uma ruína que estava abandonada a pelo menos 5 anos antes de você nascer.
Benefício: Você pode localizar portas secretas com um teste passivo de Percepção.
Objetivo: Deve descobrir, explorar e revelar um segredo importante que foi perdido ao mundo por pelo menos 100 anos.

Campeão [Heroico]
Você precisa provar seu valor através de combate.
Pré-Requisitos: Deve ter derrotado sozinho um único oponente desafiador sem ajuda, ter sido um gladiador, campeão divino etc.
Benefício: Com uma ação rápida declara um desafio contra um oponente a até 15m, e recebe +1 para ataque e como Esquiva para CA contra ele, +1/6 níveis, que perdura enquanto o oponente estiver vivo ou outra criatura o atacar. Pode ser usado 1x dia.
Objetivo: Derrotar um número apropriado de oponentes desafiadores em combate sozinho. O oponente não pode ser atacado por outras criaturas, e não pode estar ferido antes do combate.

Construtor de Monumento [Heroico]
Sua arquitetura superior tornará seu nome algo eterno.
Pré-Requisitos: Deve ter construído uma estrutura de pelo menos 5000pp.
Benefício: Diminua em 10% o custo de uma estrutura que você supervisiona.
Objetivo: Criar e construir uma estrutura de pelo menos 100.000pp, com grande significado pessoal e regional, como a primeira catedral de seu deus em uma cidade ou uma academia arcana.

Coração Ferino [Heroico]
Em seu peito bate o coração de uma fera selvagem.
Pré-Requisitos: Deve ter sido criado por feras ou selvagens, ou cometido comportamento selvagem devido a um evento traumátio ou períodos longos no ermo.
Benefício: Sempre que receber um bônus de moral para FOR ou ataque, recebe também +2 para testes de FOR e DES e +1 para Reflexos.
Objetivo: Seduzir e então se casar com ou formar uma relação fixa com uma pessoa de uma cultura civilizada. Essa relação deve ser forjada por amor, não comprada nem coagida. Você também pode conseguir um cargo ou posição importante nessa sociedade, junto com o reconhecimento de seu valor.

Criador de Nação [Heroico]
A terra lhe convoca para conquistá-la e forjar seu reino nela.
Pré-Requisitos: Deve ter explorado e tomado uma área de pelo menos 150 km².
Benefício: Recebe Terreno Favorito para com sua terra.
Objetivo: Explorar e conquistar uma área de pelo menos 1500km², e durante isso derrotar decisivamente um oponente desafiador. Também deve tomar posse dessa terra em seu nome ou de um líder a quem diretamente obedece, e estabelecer uma fortificação para defendê-la.

Despertado [Heroico]
Escapar da morte reforçou sua união com a vida, mas te preenche com uma necessidade de conseguir respostas.
Pré-Requisitos: Deve ter sido trazido de volta à vida, sido deixado para morrer ou equivalente.
Benefício: Só morre em -2x CON. +1 rompante de cura.
Objetivo: Você precisa conseguir as respostas com uma entidade superior, como sua divindade ou seu arauto, ou outro tipo de força cósmica.

Envergonhado [Heroico]
Uma humilhação passada ainda te assombra.
Pré-Requisitos: Deve ter sido publicamente humilhado, ser um bastardo ou equivalente. Se o embaraço não causou dano significante a sua honra ou posição, não conta. Essa humilhação não precisa ser injusta.
Benefício: Sempre que em uma situação difícil ou complexa, sendo observado por pessoas não envolvidas na ação, recebe +2 para testes.
Objetivo: Atrapalhar um oponente escolhido de uma maneira que claramente mostra sua superioridade, ou provar seu valor de alguma outra forma, como ganhando um título ou se tornando o herói de uma região.

Explorador [Heroico]
Você sonha com descobrir paisagens novas e exóticas.
Pré-Requisitos: Deve ter cruzado pelo menos 30 milhas de ermo sem mapa ou guia.
Benefício: Providencia o dobro de comida e bebida com Sobrevivência, e recebe Habilidade em Perícia com ela.
Objetivo: Cruzar uma região perigosa sem mapa ou guia, parando por não mais do que 16 horas consecutivas, e ao longo do caminho superar um número apropriado de perigos naturais, obstáculos e inimigos, incluindo ao menos um inimigo desafiador.

Fortaleza [Heroico]
Você procura construir um bastião no qual seus inimigos irão bater como água contra as rochas.
Pré-Requisitos: Comandar pelo menos dez homens bem-treinados (com classes heroicas).
Benefício: Com uma ação de movimento pode dar ordens para criaturas sob seu comando a até 18m, garantindo +1 para ataque, Esquiva para CA ou um teste de resistência, por CAR turnos. Esse bônus aumenta em +1/6 níveis.
Objetivo: Construa ou capture uma fortaleza capaz de suportar uma força de pelo menos 200 homens, e guarnecê-la com pelo menos 100 soldados hábeis (ou equivalente) sobre seu comando. Também deve providenciar comida e bebida e pagamento para que eles sobrevivam a um cerco de pelo menos 6 meses.

Ladrão Lendário [Heroico]
Mais do que um ladrãozinho, você aspira a cometer crimes de proeza lendária.
Pré-Requisitos: Deve ter roubado pelo menos 1000pp de tesouro sem ser pego e manter guardadas lembranças totalizando pelo menos 500pp.
Benefício: Pode desarmar uma armadilha retroativamente. Quando ativa uma armadilha pode fazer um teste de Operar Mecanismo com -5; caso obtenha sucesso a armadilha não ativa, mas ainda permanece armada e pode inclusive ativar novamente.
Objetivo: Roubar um tesouro famoso ou bem-guardado que valha pelo menos 50.000pp, enquanto não deixando evidências de seu envolvimento. Esse tesouro deve ser protegido por uma mistura de pelo menos 8 armadilhas ou oponentes desafiadores. Esses guardiões não precisam ser derrotados, meramente superados. Você não precisa ficar com esse tesouro.

Legado Perdido [Heroico]
O que pertenceu à sua família será seu novamente.
Pré-Requisitos: Sua família deve ter tido um título ou posição que não possui mais, seja por motivos honrados ou não.
Benefício: Recebe +2 para testes e perícias de carisma.
Objetivo: Recuperar o direito de sua família, seja para você ou para outro membro. No processo de recuperar esse direto, ou após fazê-lo, deve derrotar decisivamente um oponente desafiador que procura lhe negar seu direito ou roubá-lo de novo.

Lembrado [Heroico]
Você procura por alguém... perdido mas, você reza, não morto.
Pré-Requisitos: Deve ter uma pessoa importante que nunca voltou de uma jornada, foi capturado ou de alguma forma desapareceu, ou deve ter sofrido um desastre e perdido gente com isso.
Benefício: Recebe +1 para todos os testes de resistência.
Objetivo: Encontrar essa pessoa perdida e, no processo, decisivamente derrotar um oponente desafiador que os manteve separado. Caso a pessoa esteja morta, deve botar o corpo e alma para descansar.

Libertador [Heroico]
Seu tempo em grilhões marcou sua alma para sempre.
Pré-Requisitos: Deve ter sido sequestrado, escravizado ou mantido preso por pelo menos 6 meses.
Benefício: Recebe +1, +1/6 níveis para ataque, dano e perícias quando suas ações levam a libertar prisioneiros ou escravos.
Objetivo: Libertar pelo menos 200 escravos ou prisioneiros através de métodos perigosos (não simplesmente comprá-los).

Limpador de Vila [Heroico]
A cidade precisa ser limpa, e você é a pessoa perfeita para isso.
Pré-Requisitos: Você precisa ter um motivo pessoal para limpar o crime em uma vila ou cidade, ser um vigilante, caçador de recompensas ou algo semelhante.
Benefício: Recebe Terreno Favorito com sua comunidade escolhida.
Objetivo: Derrotar 10 ou mais malfeitores em sua cidade escolhida com ND igual ou maior que o seu cada, e no processo eliminar ameaça criminosa ou de alguma forma limpar as ruas.

Magum Opus [Heroico]
Você procura criar uma verdadeira obra de arte.
Pré-Requisitos: Você deve ter vendido cinco ou mais peças de arte com um custo total de pelo menos 5000pp, ter se apresentado pelo menos cinco vezes para públicos de 50 pessoas ou mais enquanto conseguindo uma performance excelente ou melhor, ou de alguma ter um background artístico similar.
Benefício: Escolha uma Atuação ou Ofício; sempre que Pega 10 você Pega 15 ao invés.
Objetivo: Deve criar uma obra de arte de pelo menos 25000pp, atuar pelo menos 10 vezes para audiências de 100 ou mais pessoas enquanto conseguindo um sucesso extraordinário ou melhor, ou ganhar a patronagem artística de uma nação ou uma região com pelo menos 100000 pessoas. De uma forma ou de outra deve ter obtido sucesso com a perícia escolhida acima.

Matador de Inimigo [Heroico]
Seu feudo com seus inimigos somente pode ser apagado com sangue.
Pré-Requisitos: Você deve ter sido derrotado e roubado de pelo menos metade de suas posses por um grupo de humanoides ou humanoides monstruosos, ou ter um grupo ou tipo de criaturas odiado.
Benefício: Recebe +1, +1/5 níveis para CA contra esse grupo.
Objetivo: Matar um número apropriado de oponente desafiadores do grupo escolhido.

Negar a Morte [Heroico]
As vidas que você não pôde salvar ficam com você até seu último suspiro.
Pré-Requisitos: Deve ter observado a morte de um companheiro próximo em batalha, uma morte por que poderia ter sido evitada; ser um veterano de guerras sangrentas, ou semelhante.
Benefício: Você pode aplicar Primeiros Socorros em uma criatura que tenha morrido no turno anterior, e recebe Habilidade em Perícia com Cura.
Objetivo: Trazer uma pessoa importante de volta à vida.

Nemesis [Heroico]
Um inimigo do passado procura sua ruína.
Pré-Requisitos: Deve ter tido pelo menos um inimigo que deseja lhe causar grande mal. Caso tenha diversos inimigos maiores, o mestre mantém segredo sobre qual inimigo é o nemesis. Se seu nemesis já não for um oponente desafiador, ele avança em poder para se tornar um ou se alia a outras criaturas, criando um desafio maior.
Benefício: Ter alguém em sua garganta lhe incentiva a conseguir seu melhor: Trata sua classe favorita como classe favorita racial.
Objetivo: Matar seu nemesis. Causar sua morte mesmo sem ser você a dar o golpe final também conta, mas outra pessoa o matar sem seu envolvimento não.

Objeto de Lenda [Heroico]
O objeto de sua demanda preenche todos os seus sonhos.
Pré-Requisitos: Deve ter um motivo muito importante para consegui um objeto tangível, que não precisa ser obrigatoriamente um artefato; como uma medalha de campeão, os ossos de um santo ou a cabeça de um monstro lendário.
Benefício: Uma vez por dia recebe +10 para confirmar sucessos decisivos contra oponentes tentando lhe impedir de conseguir seu objetivo, e recebe Habilidade em Perícia com o conhecimento ligado a seu objeto escolhido.
Objetivo: Complete a demanda para conseguir esse objeto, no processo derrotando um número apropriado de oponentes desafiadores.

Passado Esquecido [Heroico]
Um momento pivotal de seu passado sumiu de sua memória.
Pré-Requisitos: Deve ter perdido a memória ou parte dela, ter sido reencarnado ou algo semelhante.
Benefício: A duração de efeitos mentais em você é reduzida pela metade, e recebe Habilidade em Perícia com percepção.
Objetivo: Recuperar ao menos uma porção grande de suas maneiras, seja por um Desejo, ajuda de seres divinos, revivendo uma vida passada ou confrontando o que lhe fez perder a memória. Esse processo deve envolver confrontar um oponente desafiador, mas possivelmente de formas que não combate direto.

Perdido [Heroico]
Você sempre esteve predestinado a sacrificar tudo em sua demanda por poder.
Pré-Requisitos: Deve ter tido contato pacífico com um demônio poderoso, diabo ou possuir descendência imortal.
Benefício: Recebe +2 Profano para um único atributo.
Objetivo: Conseguir um bom acordo em troca de sua alma.

Pesquisador Mágico [Heroico]
Você procura novas aplicações para energia mágica.
Pré-Requisitos: Deve ter criado uma magia de pelo menos 2° círculo, ou ter vivido a vida em pesquisa ou academia mágica.
Benefício: Recebe +1 NC, +1/5 níveis com magias que criou.
Objetivo: Criar uma nova magia de pelo menos 5° círculo.

Profeta [Heroico]
A verdade foi revelada, e você foi escolhido para proferi-la.
Pré-Requisitos: Servo divino, e deve ter recebido uma visão de sua divindade ou outro tipo de contato divino.
Benefício: Recebe +1, +1/5 níveis para CA por 1 turno quando usa uma magia benéfica sobre um aliado ou maléfica sobre um inimigo da divindade.
Objetivo: Converter um número apropriado de criaturas para sua religião.

Redenção [Heroico]
Suas falhas passadas te assombram e te dão forças para prosseguir.
Pré-Requisitos: Deve ter perdido habilidades de classe por violar um código de conduta, ou ter um passado desonroso.
Benefício: Pode re-rolar um teste de resistência uma vez por dia.
Objetivo: Recuperar as habilidades perdidas e completar uma demanda para provar seu valor. No curso dessa missão deve derrotar decisivamente um oponente desafiador. A missão deve de alguma forma haver com a transgressão ou habilidade.

Sangue Inocente [Heroico]
Com suas mortes, os tolos fracos que habitam esse mundo abrem caminho para sua grandeza.
Pré-Requisitos: Ter matado pelo menos 50 não-combatentes inteligentes, por ganho pessoal ou por causa alguma.
Benefício: Cada vez que mata uma criatura inteligente recebe benefícios de Drenar Energia Vital. Recebe Habilidade em Perícia com Intimidar.
Objetivo: Matar pelo menos mais 200 não-combatentes inteligentes, e então matar um oponente desafiador que tentar lhe trazer à justiça ou tomar sua posição.

Tocado por Dragão [Heroico]
Sua vida foi mudada por um encontro com um dragão poderoso, e você dedicou sua vida em vê-lo morto.
Pré-Requisitos: Deve ter sido derrubado a inconsciente em um encontro com um dragão desafiados, ter perdido pessoas para um dragão ou algo semelhante.
Benefício: Recebe Evasão contra sopros de dragões.
Objetivo: Derrotar o dragão específico ligado a seu pré-requisito.

Viajante Planar [Heroico]
As limitações do plano material não são suficiente para satisfazer sua natureza exploradora, e você procura andar em esferas alternativas de realidade.
Pré-Requisitos: Deve ser filho de imortal, ter nascido em outro plano, ou ter passado pelo menos 6 horas consecutivas em pelo menos 3 planos diferentes, sozinho.
Benefício: Pode identificar para onde portais e conexões planares vão com um teste de Conhecimento Planos CD 20. Recebe Habilidade em perícia com Conhecimento Planos.
Objetivo: Passar pelo menos 24 horas em 3 planos diferentes, ou mais de um mês em um outro plano. Demiplanos não contam para isso.

Vingança [Heroico]
A necessidade de vingar aqueles que amou te leva a grandes feitos.
Pré-Requisitos: Deve ter tido um conhecido próximo ou outra pessoa amada morta por um oponente desafiador ou seus servos.
Benefício: Recebe +1 para todos os testes de resistência.
Objetivo: Derrotar seu oponente escolhido.

Vislumbre do Além [Heroico]
Você vislumbrou a loucura que há além da realidade.
Pré-Requisitos: Você enfrentou um Morto-Vivo, Imortal ou Aberração de ND 4+ acima do seu; ou cresceu em meio a esse tipo de criatura ou as enfrentando.
Benefício: Recebe +1/2 nível para identificar criaturas do tipo escolhido.
Objetivo: Derrotar decisivamente um número apropriado de oponentes desafiadores do tipo escolhido.
Benefício Completo: b.

Zelo Destemido [Heroico]
Você está disposto a dar sua vida por sua fé.
Pré-Requisitos: Você deve ser ordenado como um campeão sagrado de sua fé por um membro do alto clero. Tal honra é acima e além de um servo divino normal.
Benefício: Torna-se imune a efeitos que lhe fariam agir contra os mandamentos e ethos de sua fé.
Objetivo: Morrer mártir, seja em busca dos objetivos de sua fé ou em sacrifício, e então ser trazido de volta à vida por ordem divina.